domingo, 23 de outubro de 2011

As briófitas

As briófitas mais conhecidas são os musgos. Essas plantas geralmente medem poucos centímetros. Os musgos não possuem os chamados condutores de seiva (sistema de canais que nas outras plantas transporta a água e os sais minerais das raízes para as folhas e distribui para toda a planta as substâncias orgãnicas produzidas nas folhas.
Por isso dizemos que os musgos sõa plantas avasculares e suas estruturas corporais são chamadas rizoide, cauloide e filoide, pois não podem ser considerados raiz, caula e folha verdadeiros. A ausência dos vasos condutores de seiva explica porque não encontramos plantas altas entre os musgos: o transporte de substâncias pelo corpo da plantinha é feito célula a célula e, por isso, é mais lento que em outras plantas terrestres.
O corpo das briófitas em geral não possui uma cobertura impermeável que os proteja contra a perda de água. Essa é uma das razões pelas quais essas plantas são mais comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do Sol.  Nesses locais há menos chance de ocorrer perda de água por evaporação, o que provocaria o ressecamento (desidratação) da planta.