1. Origem
Sabemos que os invertebrados surgiram milhões de anos antes dos primeiros vertebrados, que foram os peixes "primitivos". Como não possuiam esqueleto, restaram poucos fósseis, o que representa uma falha no estudo da evolução. Os fósseis, foram descobertos em camadas de rocha cálcaria muito retorcidas.
Essas camadas são restos de montanhas destruidas pela erosão e submersas pelos mares que então se formaram. Esses grupos tiveram sua origem entre 600 milhões e 800 milhões de ano s atrás. O ambiente da época apresentava alimento em abundância. O lodo do fundo do mar oferecia esconderijo e proteção para os animais que aí viviam.
2. Habitat
Os Nematelmintos constituem um grupo de organismos muito bem sucedidos, habitando, tanto hambientes terrestres como aquáticos, de água doce ou salgada. Como parasitas estão muito bem adaptados a essa situação: causam, geralmente, poucos transtornos aos hospedeiros, vivendo bem como eles. Se um parasita provocar sérios danos aos seus hospedeiros, a ponto de matá-los, a vida do parasita também estará ameaçada; se por outro lado, o hospedeiro não sofrer muito com a parasitose, o parasita terá moradia e alimento assegurados.
3. Morfologia
CLASSE ASCHELMINTHES
Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras chegam a mais de um metro de comprimento. Também são características exclusivas dos asquelmintos a ausência de células ciliadas e os espermatozóides amebóides, sem flagelo, deslocando-se por pseudópodos.
A grande diversidade de espécies não é baseada em grande diversidade de estrutura corpórea. Os nematelmintos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5mm de comprimento. Têm o corpo construído ao longo do mesmo plano fundamental. O corpo é um cilindro quase perfeito, delgado e alongado, com ambas as extremidades fechadas em vários graus, parecendo de filiforme, em sua maioria, a um fuso. O corpo é essencialmente um tubo dentro de outro tubo.
Estrutura do Nematelmintos (distinção entre fêmea e macho)
4. Sistema Respiratório
Os nematelmintos não possuem sistema respiratório nenhum. A respiração desses vermes portanto é anaeróbica.
5. Sistema Digestório
Nematelminto
Os nematelmintos possuem sistema digestivo completo com boca e ânus; que é constituido dos seguintes orgãos.
Em características gerais:
- Boca Trilabiada
- Faringe
- Esôfago
- Intestino
- Ânus para a fêmea e cloaca (ânus e órgão reprodutor) para o macho
- Digestão extracelular, dentro da cavidade intestinal
6. Reprodução
Todos os nematelmintos têm sexo separado e são dióicos. Nota-se um pequeno grau de diformismo sexual. Existe diferença de tamanho entre os machos e as fêmeas.
O macho deposita seu material genético no poro genital da fêmea. Os gametas do macho são liberados pelo ânus, pois não possuem poro genital.
A fecundação ocorre no corpo da fêmea. Depois da fecundação, o zigoto se desenvolve dentro de um ovo com a casca resistente. Muitas espécies eliminam os ovos para o ambiente, ocorrerão as primeiras divisões e o ovo se tornará embrionado. Ele passará por vários estágios larvais. A larva que sai do ovo se chama larva rabditóide. Depois de passar por algumas substituições de sua cutícula, ela se transforma em larva filarióide e, depois no adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário