quarta-feira, 30 de março de 2011

SOBRE AS CÉLULAS

A célula é considerada a UNIDADE DA VIDA. Animais e plantas são seres pluricelulares, ou seja, são formadas por muitas células. O corpo do ser humano possui cerca de 65 trilhões de células mas existem seres que são formados por apenas 1 célula: os seres unicelulares.
A célula é tão microscópica que pode ser estudada apenas com a ajuda de um microscópio de luz ou óptico.
A medida que se foi estudando a célula, foi-se descobrindo que ela se realiza várias funções, cresce, se alimenta e etc. A teoria celular diz que todos os seres vivos são formados por células e que toda célula se origina de outra célula.
A parte da biologia que estuda a célula, chama-se citologia.
A célula é formada por diversas partes que funcionam em conjunto e a mantém viva.

As 3 partes principais da célula são:

- MEMBRANA PLASMÁTICA: De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. A membrana das células vegetais é envolvida pela parede celular, que é dura e ajuda a sustentar a célula. A parede celular é visível ao microscópio óptico.

- CITOPLASMA: O citoplasma é um material gelatinoso composto de água, sais mineiras e outras substancias. Nele, encontramos as organelas, que realizam diversas funções dentro da célula. Na célula, existe também o vacúolo e os cloroplastos, que são uma cavidade cheia de liquido. Na célula, o citoplasma se encontra entre o núcleo e a membrana plasmática.

- NUCLEO: é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o DNA da célula.É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.

O conjunto de célula que se agrupa para realizar determinada função, chama-se tecido e esses tecidos podem se agrupar formando um órgão.
Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto e de forma harmoniosa constitui um sistema.

O processo pelo qual os seres vivos conseguem obter energia dos alimentos é chamado respiração celular.
Para realizar esse processo, os organismos usam o oxigênio do ambiente. Quase todos os seres vivos são aeróbicos - usam oxigênio para conseguir energia. 

Reprodução Assexuada:  Na reprodução assexuada, formam-se duas bactérias exatamente iguais à original.
Seres unicelulares e alguns animais, apresentam reprodução assexuada. 
Reprodução Sexuada: É produzido células reprodutoras, chamados gametas, que se unem para formar uma nova célula, diferente das duas que lhe deram origem.
No animais, o gameta masculino é chamado de espermatozóide e o gameta feminino é chamado de óvulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário