terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ordem dos mamíferos

Os mamíferos podem ser classificados em três grupos: prototérios, metatérios e eutérios.

Prototérios: Possuem pelos e produzem leite. A fêmea tem glândulas mamárias mas não têm mamilos, e o filhote lambe o leite que escorre pelos pelos da mãe. Além disso, ao contrário dos outros mamíferos, eles são ovíparos (botam ovos com gema e casca) e têm cloaca. Exemplo: O ornitorrinco. Ele tem um bico semelhante ao do pato, mas que é, na realidade, um focinho. Com ele, escava a lama do fundo dos rios à procura de pequenos invertebrados, seu alimento.
Metatérios: encontramos a ordem dos marsupiais: são os cangurus e os coalas, os gambás e as cuícas. Nesses animais, a placenta é pouco desenvolvida e o embrião completa seu desenvolvimento dentro de uma bolsa chamada marsúpio, existente no ventre da mãe. No interior do marsúpio, estão localizada as glândulas mamárias.
Eutérios: Abrange quase todos os mamíferos. São vivíparas e têm placenta bem desenvolvida. Substituíram os prototérios e metatérios na maior parte do mundo. Possuem muitas ordens: Xenartros, insetívoros, roedores, lagomorfos, carnívoros, quirópteros, proboscídeos, sirênios, cetáceos, artiodáctilos..

Um comentário: