terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ordem dos mamíferos

Os mamíferos podem ser classificados em três grupos: prototérios, metatérios e eutérios.

Prototérios: Possuem pelos e produzem leite. A fêmea tem glândulas mamárias mas não têm mamilos, e o filhote lambe o leite que escorre pelos pelos da mãe. Além disso, ao contrário dos outros mamíferos, eles são ovíparos (botam ovos com gema e casca) e têm cloaca. Exemplo: O ornitorrinco. Ele tem um bico semelhante ao do pato, mas que é, na realidade, um focinho. Com ele, escava a lama do fundo dos rios à procura de pequenos invertebrados, seu alimento.
Metatérios: encontramos a ordem dos marsupiais: são os cangurus e os coalas, os gambás e as cuícas. Nesses animais, a placenta é pouco desenvolvida e o embrião completa seu desenvolvimento dentro de uma bolsa chamada marsúpio, existente no ventre da mãe. No interior do marsúpio, estão localizada as glândulas mamárias.
Eutérios: Abrange quase todos os mamíferos. São vivíparas e têm placenta bem desenvolvida. Substituíram os prototérios e metatérios na maior parte do mundo. Possuem muitas ordens: Xenartros, insetívoros, roedores, lagomorfos, carnívoros, quirópteros, proboscídeos, sirênios, cetáceos, artiodáctilos..

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. meu professor de ciências fala que eles são animais primitivos pouco desenvolvido mas acho que eles são tão desenvolvido que tem três grupos diferentes em um único animal, pois nadam, não tem a necessidade de ter mamilos e ainda poem ovos o que faz os filhotes se protegerem melhor

    ResponderExcluir
  3. São as características que são primitivas, todos são igualmente evoluídos, as diferenças são apenas formas diferentes que a natureza usa pra um mesmo objetivo ( reprodução)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não conhecia essas três nomenclaturas. obrigado aí.

    ResponderExcluir