segunda-feira, 20 de junho de 2011

Platelmintos















Platelmintos são animais do filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins, verme), pertencente ao reino Animalia. São considerados vermes, tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos.
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório, digestório). Outra conseqüência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).

Características Gerais:
• Primeiro filo a apresentar três folhetos embrionários: Ectoderme, Mesoderme e Endoderme.
• Primeiro grupo de organismos a apresentar BILATERALIDADE. Essa caracterísita auxiliou na melhoria do movimento e com isso eles se tornaram melhores predadores.
• Apresenta sistema digestório incompleto com CAVIDADE GASTROVASCULAR.
• Sistema nervoso ganglionar com dois cordões nervosos longitudinais.
• Apresentam ocelos com células fotorreceptoras.

• Todos são hemafroditas
(isto é, apresentam os dois sexos no mesmo indivíduo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário